Técnica em Meio Ambiente, Bióloga e Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa. Doutoranda em Biologia Celular e Estrutural, na UFV e cursando pós-graduação em Planejamento, gestão e licenciamento ambiental. Experiência em Microscopia de Luz e eletrônica e no processamento de amostras para a Microscopia Eletrônica de Varredura e de Transmissão.
Possui larga experiência nas áreas de Física de Semicondutores e Física de Materiais, com ênfase para diferentes técnicas de crescimento e caracterização de filmes finos e aplicações voltadas para dispositivos sensores e atuadores. Na área de microscopia de materiais, desenvolveu trabalhos com microscopia de força atômica para descrever estruturas com membranas lipídicas e a evolução da rugosidade de superfícies eletrodepositadas, com microscopia de tunelamento por varredura para investigar as propriedades de moléculas isoladas ou formando camadas em superfícies e utilizou as técnicas de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão para caracterizar diversos materiais eletrodepositados. Foi diretor por muitos anos do Laboratório Central de Microscopia Eletrônica da UFSC. É professor titular aposentado do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente atua como professor voluntário no Programa de Pós-Graduação em Física desta mesma universidade.
Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisador na Universidade de São Paulo (USP). Investiga aspectos ecológicos, biológicos e evolutivos de vespas sociais, fornecendo subsídios para manejo, uso sustentável e conservação desses agentes de controle biológico.
Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, Orientadora do Programa de Pós- graduação em Botânica da UFV. Foi Assessora Especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Coordenadora do PIBIC da UFV e membro de Câmara de Assessoramento (CRA) da FAPEMIG. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando nos seguintes temas: respostas morfofisiológicas de plantas a estresses ambientais, em especial de plantas nativas do cerrado à presença de alumínio no solo; diversidade estrutural em plantas vasculares; e anatomia aplicada à taxonomia.
Engenheiro de Produção em formação pela UFV, com foco em inovação e empreendedorismo. Atualmente, sou Assessor de Aceleração de Startups no Parque Tecnológico de Viçosa - tecnoPARQ/UFV, auxiliando empresas em fase inicial a desenvolverem seus negócios e alcançarem o sucesso.
Professor Associado III da Universidade Federal de Viçosa, Coordenador do Laboratório de Genética Molecular de Plantas do BIOAGRO. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, orientador nos Programas de Pós-graduação em Fisiologia Vegetal, Ecologia e Biologia Celular Estrutural da UFV. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente no seguinte tema: Fisiologia do Estresse Abiótico (metais poluentes, nutricional e deficit hídrico) desenvolvendo pesquisas sobre os aspectos morfofisiológicos e moleculares em plantas nativas do Cerrado e em plantas cultivadas.
Professor associado II da Universidade Federal de Viçosa, coordenador do Laboratório de Spintrônica e Nanomagnetismo (LabSpiN), do Laboratório de Micro e nanofabricações (LabMiNas) e do SisNANO-UFV. Com experiência em Microeletrônica e Ciência dos Materiais, o pesquisador vem desenvolvendo materiais avançados para aplicação em diversas áreas da tecnologia. Suas iniciativas visam a melhoria das tecnologias da informação e a promoção multidisciplinar da nanotecnologia.
Técnica do Núcleo de Microscopia e Microanálise desde 2016, Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV. Tem experiência em Microscopia Eletrônica de Varredura e de Transmissão, Microscopia de Raios-X 3D e Microscopia Confocal de Varredura a Laser.
Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, lotada no Departamento de Microbiologia. Atualmente é diretora do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária - Bioagro/UFV e coordenadora do Laboratório de Genética Molecular de Bactérias (LGMB/ Bioagro). Tem experiência na área de Genética Molecular e de Microrganismos, suas pesquisas são direcionadas no estudo do resistoma de patógenos bacterianos; na tipagem molecular, no estudo da regulação da expressão gênica de bactérias patogênicas de animais por pequenos RNAs reguladores e no estudo vesículas extracelulares visando o entendimento da patogênese bacteriana e no estabelecimento de plataformas vacinais. Além de parcerias com o setor privado com a aplicação e caracterização genética de actinobactérias, do gênero Streptomyces e bactérias predadoras - Myxococcus spp e Lysobacter spp de solo com ênfase na descoberta de novos compostos bioativos para o controle de patógenos bacterianos e fúngicos de interesse médico e agropecuário. Além de participar ativamente na divulgação e uso do modelo alternativo Galleria mellonella em substituição ao uso de animais em pesquisa em acordo com a ação mundial 3Rs - Substituição (Replacement), Redução (Reduction) e Refinamento (Refinement) do uso de animais em atividades de pesquisa e em colaboração com pesquisadores da Imperial College London. Apresenta colaboração estreita com pesquisadores da Imperial College London, University of Portsmouth e da London School of Hygiene and Tropical Medicine.
Especialista Técnico na Instrutécnica Equipamentos para Pesquisa e Nanotecnologia. Aluno de mestrado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) e MBA em Data Science and Analytics pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Bacharel em Ciências Físicas e Biomoleculares pela Universidade de São Paulo (IFSC-USP). Minhas áreas de atuação estão relacionadas à caracterização ópticas de biomoléculas e modelos celulares. Tenho conhecimento em manutenção e operação de equipamentos de Microscopia confocal de varredura com excitação por dois fótons, micro tomografia computadorizada e microscopia confocal Raman, Microscopia de Força Atômica, análise de tamanho e forma de partículas e potencial Zeta.
Técnico e membro do colegiado do Núcleo de Microscopia e Microanálise. Biólogo pela UFV. Possui experiência em Botânica e em Microscopia Eletrônica de Transmissão e de Varredura, tanto em preparo de amostras quanto na operação dos equipamentos.
Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora do Laboratório de Operações e Processos da UFV (LOP/DTA). Atua na área de operações unitárias para a separação de compostos de matrizes biológicas (soro de leite, óleos vegetais, microalgas e insetos) que apresentam potencial de contribuição para o desenvolvimento de materiais alimentares e estruturas supramoleculares cujas propriedades nutricionais e tecnológicas sejam diferenciadas. Engenheira química (UFMG) com doutorado em Engenharia de Alimentos (UNICAMP) e com período sanduíche na Alemanha (Universidade de Duesseldorf). Bolsista PQ (1B) do CNPq (H = 38). Foi membro da Câmara de Assessoramento de Medicina Veterinária e Zootecnia da FAPEMIG e coordenadora do PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV e do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFV. Participou da implantação dos cursos de graduação em Engenharia Química da UFV e colaborou para a implantação dos cursos de DS do PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPA-Belém/PA, de mestrado do PPG em Engenharia Química da UFV-Viçosa/MG, de mestrado do PPG em Alimentos e Saúde do ICA-UFMG/Montes Claros/MG e do mestrado do PPG em Engenharia e Ciência de Alimentos da UESB-Itapetinga/BA. Apresenta colaborações científicas nacionais e internacionais.
Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, desenvolve pesquisa científica na área de Morfologia dos Grupos Recentes de Insetos (H =38). Pesquisador 1A pelo CNPq, Coordenador do PPG em Biologia Celular e Estrutural, editor associado dos periódicos Antioxidants, Arthropod Structure and Development, Frontiers in Physiology, Revista Brasileira de Entomologia e The Science of Nature. Medalha de Ouro P. H. Rolfs em pesquisa (2014). Top 2% dos cientistas mais influentes do mundo pelo ranking da Stanford University.
Técnica de Nível Superior e atual Vice-coodenadora do Núcleo de Microscopia e Microanálise. Farmacêutica-Bioquímica pela UFJF e Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela UFV, com período Sanduíche-Capes no Institut National de la Recherche Agronomique, INRA, França. Possui experiência de mais de 15 anos em Microscopia Eletrônica de Varredura e de Transmissão e Microscopia Confocal de Varredura a Laser e além de atuar na administração e gerenciamento dos equipamentos multiusuários do NMM.
Graduanda em Administração, com foco em gestão estratégica e empreendedorismo. Ao longo da minha trajetória, participei de projetos relacionados a empreendedorismo social, como a Enactus, e sou a atual presidente da Cace Consultoria, empresa júnior de administração. Atualmente, sou Assessora de Aceleração e Pré-Incubação de startups no Parque Tecnológico de Viçosa - tecnoPARQ/UFV, onde desempenho ações de qualificação empreendedora e tecnológica, desenvolvo modelos de negócios e fomento startups no ecossistema de inovação da Zona da Mata Mineira.
Especialista em microscopia de luz da Carl Zeiss Brasil. Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) com foco nas áreas de neurociências com ênfase em terapia celular, terapia gênica e regeneração do sistema nervoso central. Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pelo IBCCF. Bacharel em Ciências Biológicas modalidade médica pela UFRJ.
Dr. Marcos André Vannier-Santos é Biólogo com doutorado e pós-doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Fo da UFRJ, Pesquisador Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Pesquisador em Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. Publicou mais de 100 artigos em periódicos indexados internacionais, dezenas de capítulos em livros nacionais e internacionais, além de 12 livros paradidáticos transdisciplinares para ensino médio e um livro infanto-juvenil; Participou/coordenou (de) 6 patentes depositadas (Instituto Nacional da Propriedade Industrial e World Intellectual Property Organization) e supervisão de 12 pós-doutoramentos. Orientou 19 doutorados, 40 mestrados e uma centena de estudantes de Iniciação Científica. Sua trajetória inclui ainda experiência em popularização de ciências para promoção da saúde, tendo criado o projeto itinerante “Ciência na Estrada: educação e cidadania”. Atua como consultor ad hoc em órgãos de fomento à pesquisa, como CNPq, FINEP, International Foundation for Science; Third World Academy of Science, PP-SUS, FAPESP, FAPEMIG e FAPERJ. Atuou como Vice-Presidente Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM), tendo organizado o 1º evento fora o eixo Sudeste-Sul da Instituição. Apresenta colaborações científicas transdisciplinares, atuando, principalmente, na elucidação de mecanismos de ação de compostos antiparasitários, pelo emprego de técnicas de microscopia eletrônica.
Biólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorando em Biologia Celular e Estrutural pela UFV. Experiência em Microscopia de Luz e eletrônica e no processamento de amostras para a Microscopia Eletrônica de Varredura e de Transmissão. Atua prestando serviços autônomos de ilustrador científico, realizando desenho técnico e ilustração tradicional (grafite, nanquim e aquarela) de material biológico para publicação acadêmica e divulgação científica.
Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, Coordenadora do Laboratório Multidisciplinar de Morfologia e atualmente Chefe do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas. Possui experiência em Microscopia eletrônica de transmissão e desenvolve pesquisas na área de morfologia dos grupos recentes. Bacharel em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Entomologia e doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Viçosa.
Graduado em Bioquímica, mestre e doutor em Bioquímica Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa . Atualmente sou Professor Adjunto III do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa. Orientador no Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada e no Programa de Pós-graduação em Fisiologia Vegetal. Desenvolvo pesquisas que visam o entendimento de como as plantas respondem aos diferentes tipos de estresses abióticos e como modificações estruturais e pós-traducionais controlam a função de proteínas. Experiência em genômica funcional, epigenética e biologia molecular.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (2009), e mestrado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Possui oito anos de experiência com atendimento em centro multiusuário de Microscopia Avançada. Foi responsável pela Microscopia eletrônica de transmissão do Centro de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tem experiência no preparo de amostras biológicas, na operação e manutenção básica de microscópios eletrônicos de Transmissão e Varredura. Atualmente é especialista de aplicações de microscópios Hitachi em dpUNION Instrumentação Analítica e Científica.
Bacharel em Física com Mestrado e Doutorado na área de nanociência e nanotecnologia. Pós-Doutorado em Nanociência e Nanotecnologia (Microscopia Eletrônica) e Pós-Doutorado em Físico-Química (Catálise Molecular). 23 anos de experiência em microscopia. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Vendas na JEOL Brasil Instrumentos Científicos Ltda.
Graduada em Medicina Veterinária, Mestre e Doutora em Biologia Animal pela Universidade de Brasília. Atualmente pertence ao quadro de servidores públicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no cargo de Pesquisadora-Tecnologista em Metrologia e Qualidade, área Microscopia Eletrônica. É interlocutora do Inmetro no acordo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), coordenadora do plano de trabalho do termo de cooperação técnico-científica com a Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SEPOL-RJ) e membro da equipe executora do Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Polícia Federal (DPF). Atua em três frentes: Uso da Microscopia eletrônica aplicada à nanobiotecnologia, à morfologia celular e à balística interna. É membro do Grupo de Trabalho de Metrologia por Imagens no Inmetro, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Metrologia (PPGM) do Inmetro, coordenadora substituta do Curso Técnico de Biotecnologia/Inmetro e chefe substituta do Laboratório de Biologia de Células Eucariontes (Labio) da Divisão de Biologia (Dibio)da Dimci/Inmetro.
Bacharel em Bioquímica pela UFV com mestrado e doutorado em Biologia Celular e Estrutural. Durante a pós-graduação desenvolveu pesquisas em parceria com o setor privado e possui experiência no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à indústria. É pesquisador colaborador e orientador no programa de pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural do Departamento de Biologia Geral da UFV. É sócio fundador e Diretor Científico da Microbiotec, spin-off oriunda da UFV e dedicada à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
Rossana Melo é Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre e Doutora em Biologia Celular pela UFMG com pós-doutorado pela Harvard Medical School, EUA. Suas pesquisas exploram novos aspectos da organização estrutural e funcional de células do sistema imune com aplicação de técnicas avançadas de imagem. É autora do livro “Eosinophil Ultrastructure – Atlas of Eosinophil Cell Biology and Pathology” (Elsevier, 2022), fruto da parceria de 20 anos com a Harvard, e do livro “Células & Microscopia – Princípios e Práticas” (2. ed. Manole, 2018) idealizado para ensinar a identificar a célula ao microscópio de luz e eletrônico. Dedica-se também à organização de exposições de ciência-arte utilizando imagens microscópicas geradas em seus estudos como forma de divulgar a ciência.
Mestre em Engenharia Química pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Alto Paraopeba. Graduado, na mesma instituição, no curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos, onde desenvolveu pesquisas na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Nanotecnologia e na área de gestão de negócios. Atua como vendedor especialista dos equipamentos da Bruker de XRF, microXRF, XRD, AFM, Tribômetros, perfilômetros e outros. Foi membro da ATP Jr. Consultoria em Bioprocessos. Cursou o Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto. Possui Técnico em Metalurgia na mesma instituição, onde desenvolveu pesquisa na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, Coordenador do Laboratório de Imunovirologia Molecular e atual coordenador do Núcleo de Microscopia e Microanálise. Tem experiência na área de microbiologia e genética molecular, atuando principalmente nos temas: genomas, dengue, SARS-COV-2, Zika, Mayaro, vacina, diagnóstico molecular, bacteriófagos e expressão heteróloga de proteínas. Foi diretor executivo do centro tecnológico de desenvolvimento regional de Viçosa - CENTEV/UFV e integrante da Câmara de Ciências Biológicas e Biotecnologia da Fapemig.
Professora Titular na Universidade de Brasília e bolsista de produtividade em pesquisa (PQ 1A) pelo CNPq. Possui mais de 300 artigos publicados em periódicos com fator de impacto e 4 patentes depositadas. Orientou 24 doutores, 34 mestres e uma centena de estudantes de Iniciação Científica. Sua trajetória inclui ainda experiência em gestão acadêmica, tendo ocupado cargos de destaque como vice-diretora e diretora do Instituto de Ciências Biológicas e Vice-Reitora da UnB; e a Diretoria de Avaliação da CAPES. Para além da atuação acadêmica atua como consultor ad hoc em órgãos de fomento à pesquisa, como CAPES, CNPq, FINEP e FAPDF. Na Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM), ocupou os cargos de Tesoureira, Vice-Presidente e Presidente. Apresenta colaborações científicas nacionais e internacionais e atuação nas áreas de Reprodução, Interação Patógeno-Hospedeiro e Nanobiotecnologia.
Pesquisador em Saúde Pública no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, Mestrado e Doutorado em Ciências Morfológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas/UFRJ com período sanduíche na University of California at San Diego (Department of pathology, Division of Infectious Diseases). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Ultraestrutura Celular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) com ênfase no processo de diferenciação do parasito Giardia intestinalis. Atualmente é chefe do laboratório de Biologia Estrutural (LBE)/IOC e docente colaborador dos Programas de Pós-graduação em Biologia Parasitária e de Biologia Celular e Molecular, ambos do IOC/FIOCRUZ. Tem grande experiência na área de microscopia eletrônica e microscopia óptica, é coordenador da Plataforma de Microscopia Eletrônica Rudolph Barth do IOC e membro da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Atua como coordenador pedagógico e professor na Universidade Santa Úrsula (USU), compondo a grade de docentes dos cursos ligados a saúde.