CONTEÚDO DO RESUMO

Os resumos devem ser uma versão condensada da apresentação final (pôster).

O texto deve ser redigido de forma que os leitores não especialistas possam compreender o estudo.

O texto deve incluir uma breve introdução e motivação (objetivo) para o estudo, incluindo os procedimentos experimentais, os principais resultados, uma breve discussão e as conclusões.

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO RESUMO

  1. Pode ser apresentado um resumo por inscrição.
  2. Extensão/Formato: Um arquivo em .PDF para o resumo completo.
  3. O resumo deve consistir exatamente em 2 páginas, em formato A4 (201 x 297mm).
  4. Não serão aceitos resumos com menos de 300 palavras.
  5. Por se tratar de um evento nacional, o texto deve ser preferencialmente em língua portuguesa.
  6. Os trabalhos constarão como apresentação de pôster, não havendo publicação em anais ou correlatos.


PÁGINA 1

  1. A primeira página deve conter apenas texto, sem ilustrações.
  1. TÍTULO

Fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, e alinhamento centralizado. Utilizar maiúscula na letra inicial de cada palavra, e o espaçamento simples entre linhas caso seja necessário mais de uma linha para o título.

Deixar o espaço de uma linha após o título.

  1. NOMES DOS AUTORES

Fonte Times New Roman, tamanho 12, e alinhamento centralizado. Escreva os nomes dos autores em sequência, separados por vírgulas. Cada nome deve ser seguido de um número sobrescrito como referência ao vínculo de cada autor.

Indicar o autor para correspondência com um asterisco após o número sobrescrito. Utilizar espaçamento simples entre linhas se for necessário mais de uma linha para os nomes dos autores.

Indicar o autor responsável pela apresentação do trabalho com sublinhado. Este autor é o favorecido pelo desconto no ato da inscrição.

Deixar o espaço de uma linha após os nomes dos autores.

  1. VÍNCULO DO AUTOR

Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento à esquerda. Enumerar o vínculo de cada autor numa linha, precedida do número sobrescrito correspondente. Indicar apenas o e-mail do autor para correspondência.

Deixar o espaço de uma linha após as afiliações dos autores. 

  1. TEXTO

Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado. Escrever o texto em um só parágrafo. Utilizar apenas o Sistema Internacional de Medidas.

  1. REFERÊNCIAS

Indicar as referências no texto com números arábicos entre colchetes, no final da frase, antes do ponto final. As referências devem ser incluídas com os estilos de referência apropriados para resumos [1], artigos de revistas [2] e livros [3].

Os agradecimentos são incluídos na última referência, que é citada ao final da última frase do texto na primeira página [4].

Relacionar as referências no final do texto.

Para três ou mais autores, usar o nome do primeiro autor mais “et al.” (Ver referências 1 e 3 abaixo). Utilizar exclusivamente itálico nos títulos das publicações.

O reconhecimento de patrocínio ou apoio deve ser a última referência, correspondendo a um numeral no final do texto.

Exemplos:

[1] H.G. Hansma et al., Microsc. Microanal. 5 (Suppl. 2) (2002) 1012.

[2] M.A. Rodrigues, Thin Soli Films, 6 (2000) 1192.

[3] J.I. Goldstein et al., Scanning Electron Microscopy and X-ray Microanalysis, Plenum, New York, 1992.

[4] Esta investigação foi apoiada pelo CNPq (Brasil).

PÁGINA 2

  1. A segunda página deve incluir figuras, legendas de figuras e/ou tabelas, bem como a continuação do texto. Colocar as legendas das tabelas acima das mesmas, na margem esquerda. Colocar as legendas das figuras abaixo das figuras.
  2. MICROGRAFIAS E FOTOGRAFIAS

As artes devem ser inseridas eletronicamente no documento Word.

Verifique se a largura das imagens e o tamanho da letra permite que a figura seja nítida no seu tamanho final, se for reduzida.

Não se esqueça de incluir legendas de figuras e barras de escala.

  1. TABELAS

Todas as tabelas devem ser inseridas eletronicamente no documento Word.

Utilize as funções de criação de tabelas do programa Word para criar a tabela com uma linha horizontal na parte superior e inferior e abaixo dos títulos das colunas.

Indique as unidades (entre parênteses) nos títulos das colunas, se necessário. Escreva o texto com espaço simples dentro da tabela.

  1. UPLOAD

Todas as submissões devem estar em conformidade com os requisitos acima.

Apenas o formato Portable Document Format (PDF) será aceito pelo sistema de submissão eletrônica do CMM. O tamanho final do arquivo PDF não deve exceder 5 MB.

  1. POLÍTICA DE ACEITAÇÃO

Os resumos serão analisados de acordo com os seguintes critérios:

(a) relevância para o evento, (b) conteúdo científico e qualidade das propostas inovadoras, (c) clareza do texto, (d) qualidade dos recursos visuais e (e) conformidade com o formato. Os resumos que não cumprirem os critérios acima referidos não serão aceitos.

Os resumos aceitos devem ser apresentados por um autor inscrito no evento.

Favor rever seu resumo cuidadosamente antes de submetê-lo.

Após a submissão, os resumos serão avaliados pela Comissão Científica e poderão ser devolvidos para eventuais ajustes.

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

  1. Os pôsteres serão montados em painéis, onde os trabalhos devem ocupar uma área de 1,20 m de altura por 0,90 m de largura.
  2. A formatação do pôster deve seguir, obrigatoriamente, o modelo disponibilizado na página Modelo de pôster do site do evento.
  3. O certificado de apresentação de trabalho será enviado apenas para autores inscritos no Congresso.